Frase do Dia


"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda." Paulo Freire

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Inep revoga portaria de 2011 que instituía 2 edições do Enem por ano


Segundo o órgão, portaria apenas oficializa decisão tomada em janeiro.
Nova portaria sobre exames em 2013 não tem data de publicação, diz Inep.

Do G1, em São Paulo
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revogou a portaria de maio de 2011 que anunciava, a partir de 2012, duas edições por ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Publicada na edição desta quarta-feira (15) do "Diário Oficial da União", a portaria atual anula os efeitos da assinada em 18 de maio, que dizia que, a partir de 2012, o Enem seria "implementado, pelo menos, em duas edições por ano".
A portaria também afirmava que a primeira edição do Enem 2012 aconteceria nos dias 28 e 29 de abril, e que a edição seguinte teria a data confirmada junto com a publicação do edital com as regras do exame de abril.
Porém, o Ministério da Educação cancelou, em 20 de janeiro, a aplicação das provas no primeiro semestre deste ano. Na decisão, tomada dias antes da posse do atual ministro, Aloizio Mercadante, o MEC afirmou que, em 2012, a única edição do Enem acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro. Cada edição é independente uma da outra, ou seja, os candidatos só precisam participar de uma delas.
ENTENDA OS FATOS QUE LEVARAM AO CANCELAMENTO DA EDIÇÃO DO ABRIL DO ENEM
18/05/2011         Portaria do Inep (publicada no 'Diário Oficial da União' de 20 de maio) resolve que, a partir de 2012, o Enem será realizado duas vezes ao ano, e que a primeira edição aconteceria nos dias 28 e 29 de abril de 2012.
22 e 23/10/2011Edição de 2011 do Enem é aplicada para mais de 4 milhões de candidatos.
20/12/2011MEC divulga as notas do Enem 2011.
17/01/2012Depois que ações judiciais intimaram o MEC a dar vistas da redação do Enem 2011 a pelo menos 122 estudantes, e a revisar a redação de 79 deles, a Justiça Federal do Ceará concede liminar requerida pelo Ministério Público Federal para dar a todos os mais de 4 milhões de brasileiros que fizeram a prova o direito de ver sua redação e o espelho da correção.
19/01/2012MEC recorre da decisão judicial junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em Pernambuco, e afirma que uma decisão da 22ª Vara Federal do Rio de Janeiro indeferiu pedido de liminar de vistas à prova.

No mesmo dia, o ministro Fernando Haddad afirma que uma empresa de gestão de risco avaliava se a pasta teria condições de atender ao pedido judicial e ainda assim realizar duas edições do Enem em 2012.
20/01/2012Em reunião, o secretário-executivo do MEC, Jose Henrique Paim Fernandes, a direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e representantes da empresa Modulo Security decidem cancelar a edição de abril do Enem 2012.
23/01/2012A presidente Dilma Rousseff afirmou que o Enem terá duas edições a partir de 2013.
15/02/2012Portaria revogando decisão de realizar duas edições do Enem em 2012 é publicada no "Diário Oficial da União". Segundo o Inep, o documento apenas oficializa a decisão de 20 de janeiro, e uma nova portaria será publicada com detalhes sobre as duas edições do exame em 2013.
Na época, o MEC justificou a decisão afirmando que "a realização de duas edições em 2012 sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame".
Segundo a assessoria de imprensa do órgão vinculado ao Ministério da Educação, a portaria publicada nesta quarta-feira apenas oficializa a decisão de não realizar duas edições do exame em 2012. Ainda de acordo com a assessoria, uma nova portaria referente à aplicação do Enem em 2013 será divulgada, provavelmente no segundo semestre.
Durante cerimônia do Programa Universidade para Todos (Prouni), na véspera da posse de Mercadante, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Enem passará a ter duas edições a partir do ano que vem. terá duas edições em 2013. Ela defendeu o exame, mas disse que pode “melhorar ainda mais”.
Em sua primeira entrevista à frente do cargo, no último dia 7, Mercadante não quis adiantar mudanças no Enem, mas disse que o MEC vai aprimorar o sistema de aplicação da prova neste ano.
“Ele vem sendo aprimorado e vamos nos debruçar ao longo deste ano, até novembro, para fazer o melhor exame possível. Nós podemos ter problema? Podemos, mas vamos trabalhar intensamente para corrigir qualquer equívoco que exista no Enem até novembro.”
Uma das primeiras mudanças do novo ministro foi a demissão de Malvina Tuttman do cargo de presidente do Inep. Ela foi substituída por Luiz Cláudio Costa, que estava à frente da Secretaria de Educação Superior (Sesu).

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

UFT - Realiza encontro Estadual de professores da Educação básica

O evento pretende fortalecer a qualidade da educação básica no Tocantins. Atualmente cerca de 1.500 alunos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), oriundo dos 139 municípios, estão se qualificando na UFT. Em dezembro, janeiro e agora em fevereiro, eles participam da etapa presencial no Campus de Palmas e estarão presentes no encontro. A expectativa da UFT é ter em um curto e médio prazo um número mais significativo de professores com titulação, o que deverá melhorar os indicadores da qualidade da educação no Estado.
 
Durante o encontro também serão realizados o VII Simpósio de Educação do Campus de Palmas e ainda o III Seminário do PROCAD UFT/CAPES/UFG. O eixo central do evento será o termo indissociabilidade: a articulação do ensino, pesquisa e extensão, três pilares que compõem a universidade e que não podem ser implementados de forma separada ou fragmentada. As discussões se darão em mesas-redondas, conferências, oficinas e minicursos/pôsteres. Diversas acolhidas culturais também fazem parte da programação.
 
Temas -   Nos quatro dias do evento serão debatidos temas como a inovação da formação de professores no Brasil; políticas públicas para educação no Tocantins; gestão, política, carreira e formação de professores da educação básica; democratização da educação, participação e profissionalização docente e ruralidades; perspectivas de desenvolvimento do Estado do Tocantins, além da articulação ensino, pesquisa e extensão; articulação educação básica e superior e integração da graduação com a pós-graduação.
 
Autoridades – O evento contará com a participação do reitor da UFT, Alan Barbiero, pró-reitores, professores e estudantes. O governador do Estado, Siqueira Campos, fará a conferência de abertura do VII Simpósio de Educação do Campus de Palmas cujo tema é: “Perspectivas de Desenvolvimento do Estado do Tocantins”. O secretário Estadual de Educação, Danilo Melo Sousa, e outras autoridades também estarão presentes no encontro que busca oportunizar aos professores momentos de reflexão e estudos sobre a articulação ensino, pesquisa e extensão.

Pesquisar